domingo, 24 de abril de 2011

Benfica vence Taça da Liga

O Benfica depois da derrota a meio da semana com o Porto que custou a eliminação da Taça de Portugal, o Benfica estava quase obrigado a ganhar esta final da Taça da Liga com o Paços de Ferreira, sob pena de tudo ser totalmente questionado no futebol do Benfica e de começarem a rolar as primeiras cabeças. Jorge Jesus fez alinhar praticamente os mesmos jogadores que tinham jogado contra o Porto, as excepções foram César Peixoto e Júlio César, que não jogaram, e para os seus lugares entraram respectivamente Aimar e Moreira.
O Benfica resistiu bem à pressão que trazia e começou bem o jogo, jogando um futebol atractivo e perigoso, criando o seu primeiro lance de golo logo aos 4 minutos por Saviola, que remata ao poste. Mais tarde, 17 minutos, o Benfica chegou ao golo através duma excelente iniciativa de Coentrão, que fez uma excelente jogada pela esquerda e cruzou para Jara fazer de cabeça o primeiro do encontro. O Benfica estava a dominar e a controlar o jogo, até que num lance sem perigo eminente o árbitro, Pedro Proença, assinalou um grande penalidade a favor do Paços de Ferreira muito, mas mesmo muito duvidosa, havendo hipoteticamente uma falta de Maxi sobre Pizzi. è certo que Maxi toca em Pizzi com o braço, mas de forma tão ligeira que, a meu ver, não deve ser suficiente para penalti. O árbitro não pensou assim e Manuel José partir para a marcação, só que Moreira estava atento e fez uma excelente defesa, evitando desta forma o empate. O Benfica ganhou moral e continuou ao ataque, chegando ao segundo golo aos 42 minutos por Javi Garcia, na sequência de um livre estudado. A final podia ter ficado decidida ainda antes do intervalo, pois Saviola foi derrubado na área aos 44 minutos, mas o árbitro e o fiscal de linha que estavam de frente para o lance nada assinalaram... Inacreditávelmente como não se assinala uma falta tão evidente... O Benfica foi para o intervalo a vencer por 2 a zero e parecia ter o jogo totalmente controlado.
Mas o inicio da segunda parte trouxe alterações, pois logo aos 51 minutos Luisão desentende-se com Moreira e tenta cortar uma bola para canto quando Moreira já lá estava para agarrar a bola, o corte do Luisão sai muito mal e a bola em vez de ir para fora encaminha-se para a baliza deserta. A partir deste momento o Benfica tremeu um pouco, deve ter começado a pensar nos fantasmas da última quarta feira. No entanto um corte mal feito por um jogador pacense quase permitia ao Benfica aumentar a vantagem, no entanto a bola foi à barra. Aos 55 minutos Moreira faz mais uma grande defesa a remate de Manuel José. A partir dos 60 minutos os jogadores do Benfica começaram a dar sinais de cansaço e o Paços aproveitava para crescer ainda mais. Aos 61 minutos sai Carlos Martins para entrar César Peixoto. O Jorge Jesus desta vez esteve bem no banco fazendo as substituições no momento certo, e alterando tacticamente a equipa quando esta começou a perder fulgor, como foi exemplo a substituição do Saviola pelo Airton aos 68 minutos. O Paços continua a criar oportunidades, dando ideia de que a qualquer momento poderia chegar à igualdade, mas isso não chegou a acontecer porque Moreira esteve muito seguro na baliza, apenas falhando uma vez quando se saiu a um cruzamento. Na segunda parte o Benfica também fez alguns contra ataques perigosos, só que não conseguiu marcar, num deles Cardozo estava em excelente posição, mas tentou rematar em jeito e o remate saiu muito fraco. O Benfica com algum sacrifício na parte final do jogo conseguiu levar de vencida a forte e aguerrida equipa do Paços de Ferreira por 2 a 1 e desta forma dar um ligeiro pontapé na crise. o Benfica conquistou a sua terceira Taça da Liga. Neste jogo foi eleito como melhor em campo Moreira, que tirando um erro, que acabou por não dar golo esteve muito bem. Se lhe fosse dada confiança muito provavelmente estaria aqui o guarda redes titular que o Benfica precisa, mas o Jorge Jesus prefere outros... e ele é que manda... O Paços chegou a cheirar a Taça, mas esbarrou na grande actuação de Moreira, novas oportunidades surgirão para esta bela equipa do Paços de Ferreira e para o seu treinador Rui Vitória.
Agora o Benfica deve festejar este troféu, de forma a recuperar animicamente, para em ocasiões futuras estar mais confiante, pois já na próxima quinta feira o Benfica vai receber o muito difícil Braga para a meia final da Liga Europa. E só um Benfica muito forte será capaz de levar de vencida este Braga que está em grande forma e terá para preparar o jogo com o Benfica 1 semana e meia, enquanto o Benfica terá apenas metade do tempo... Vão ser belos jogos e o que interessa é que pelo menos 1 equipa portuguesa estará na final da Liga Europa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário