segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Porto vulgarizou Benfica

E à 10ª jornada a liga portuguesa está entregue. A partir de hoje o campeão deixou de ser o Benfica e passou a ser o Porto. O Benfica foi ao estádio do Porto perder por 5 a zero. Sim é mesmo verdade o Porto ganhou 5 a zero. O Porto jogou com a equipa que se esperava, portante o Benfica não se pode queixar de que não sabia para o que vinha...O Porto esteve muito forte, ou melhor como tem estado a jogar, o Porto fez um jogo normal, desta vez é que apanhou um adversário muito frágil... Este Benfica desde o momento em que entrou em campo que se viu que iria perder... As alterações provocadas pelo Jorge Jesus foram no mínimo muito más. Decidiu alterar o sistema táctico, a meu ver bem, mas destruiu o que de melhor o Benfica tem que até hoje era a defesa, colocou o melhor defesa central que tem a defesa esquerdo e colocou um jogador sem ritmo a central, além disto colocou Aimar a titular, depois deste não ter treinado praticamente durante a semana. Ainda para mais deixou um dos melhores jogadores do Benfica no banco: Saviola. Colocou Coentrão na frente, sabendo que este era um jogo para defender e não para atacar e como tal desta forma estava a retirar o Coentrão de jogo, pois ele embala muito mais se partir da defesa. Ou seja mal entrou a derrota já estava efectivada... O David Luiz a defesa esquerdo foi vulgarizado pelo Hulk, que ganhou praticamente todos os duelos com o defesa. Este Jorge Jesus parece ser muito esquecido, já não se deve lembrar do jogo em Liverpool em que o David Luiz jogou a defesa esquerdo e o Sidnei a central e o Benfica apanhou 4 de um Liverpool que naquela época estava a ser uma equipa vulgar (terminou a época em 7º). Ou seja na época passada no único jogo em que o David Luiz joga a lateral o Benfica é goleado, nesta época na primeira vez que o David Luiz joga a lateral o Benfica é goleado. Nos dois primeiros golos o David tem muitas culpas, pois os dois cruzamentos saem do seu lado em que ele foi destroçado, primeiro por Hulk e depois por Belluschi. No centro da defesa os centrais não se entendiam e os avançados apareciam sempre sozinhos na área prontos a finalizar. O Benfica vinha de 5 jogos sem sofrer golos na liga e então o Jorge Jesus decide fazer grandes alterações na defesa. Parece-me que o treinador encarnado pretendia mesmo este resultado. Equipa que está bem não se mexe, se mexe muito habilita-se e foi o que aconteceu...O Benfica apenas aguentou 12 minutos, à meia hora já estavam 3 a zero. Varela inaugurou o marcador e depois Falcao marcou dois. O Porto nos primeiros 4 remates à baliza fez 3 golos. Grande eficácia e Benfica muito mal a defender. Ao intervalo o resultado ajustava-se perfeitamente, pois o Benfica não fez por merecer melhor resultado e o Porto aproveitou as oportunidades. O Porto tem estado bem e então jogou com os jogadores habituais. Por que motivo iria mudar se está tudo a correr bem???
Na segunda parte o treinador emendou o erro, quando já estava tudo perdido. Tirou o Sidnei e colocou o Gaitán, fazendo recuar o Coentrão para defesa esquerdo. O Benfica pareceu ficar mais equilibrado e melhor, mas também porque o Porto estava apenas a controlar. No minuto 60 Helton faz a defesa da noite na sequência de um canto o Luisão assiste o David Luiz que remata forte ao canto da baliza, mas o Helton faz uma estirada para canto. Ao minuto 65 Luisão é expulso por agressão a Guarin, com uma cotovelada, na sequência de um lance em que o Guarin o pressionou muito, fazendo falta que o árbitro não assinala, o Luisão passa a bola ao redes e depois dá a cotovelada, claro que o árbitro viu e expulsou o Luisão. Apesar de ter a complacência do árbitro para com o jogo faltoso do adversário como atenuante, o Luisão tem de saber que não pode de forma alguma agredir o adversário, ainda para mais ele é o capitão de equipa e então mais responsabilidade tem. Falhou e o Benfica ficou a jogar com dez, primeiro recuou Javi para central, depois saiu Martins para entrar Roderick Miranda que fez a sua estreia na liga e logo contra o Porto fora. A partir daí o Porto sentiu que podia conseguir um resultado verdadeiramente histórico... Num mau alívio do Coentrão que entregou a bola ao Hulk, este encaminhava-se para a baliza e Coentrão ao tentar tirar-lhe a bola derruba-o, o Hulk também fez a sua parte, e o árbitro assinala grande penalidade. Hulk faz o 4 a zero. Passados alguns minutos num potente remate de fora da área o Hulk faz o quinto, conhecendo como eles conhecem o Hulk como é possível deixá-lo sozinho??? O Benfica, pelo jogo que fez mereceu inteiramente a derrota e os números não são exagerados.
A arbitragem, nao estando isenta de erros, nao teve influência no resultado.
Destaque ainda para a pouca civilização dos adeptos do Porto, mais uma vez o autocarro do Benfica foi apedrejado, sendo que um dos vidros foi partido... Além disso mais uma vez num jogo com o Benfica entraram muitas bolas de golfe, que durante o jogo foram arremessadas para o relvado, sendo que uma delas atingiu mesmo Roberto, além de isqueiros e outros objectos. Além disso chegou mesmo a entrar no campo uma galinha. Há coisas mesmo inacreditáveis, que só são possíveis quando se quer que elas sejam possíveis...
Agora existem muitas questões para os responsáveis benfiquistas resolverem: à 10ª jornada a liga está perdida, na Liga dos Campeões a qualificação está complicada, num grupo demasiado acessível. Ou seja muita coisa correu mal na planificação da época. Dinheiro havia e bastante, portanto não foi problema, o verdadeiro problema foi a sua aplicação de forma correcta. Por exemplo o Benfica gastou no último defeso 19 milhões de euros (!!!!!) em três jogadores que não tiveram lugar a titular, são eles: Gaitán, que custou 8,4 milhões e jogou apenas a segunda parte, Jara que custou 5,5 milhões e foi apenas suplente não utilizado e Rodrigo que custou 5 milhões e nem sequer ficou no plantel. Ou seja as compras foram mal feitas, pois gastaram-se muitos milhões em jogadores que não estão a entrar  na equipa. A culpa só pode ser do treinador e da direcção como é óbvio.
Outra coisa que o treinador deve explicar é a ausência do Saviola deste jogo. este é um jogador de grande qualidade, é certo que não tem estado ao nível do ano passado, mas mesmo assim é um jogador com muita qualidade, que pode de um momento para o outro decidir um jogo.
Algo que para os benfiquistas deve ser preocupante é o facto de com este treinador o Benfica só tenha conseguido ganhar um jogo fora com uma equipa média/alta, que foi contra o Marselha, de resto com Hertha, Liverpool, Schalke, Lyon, Sporting e Porto é sempre resultados que não a vitória, sendo que a grande maioria são derrotas e duas delas foram goleadas. Há que retirar ilações  e se calhar o Benfica precisa de um treinador com capacidade europeia e que saiba utilizar bem o dinheiro que neste momento o Benfica tem para gastar.
Por fim deve-se dar os parabéns aos vencedores e dizer que no próximo ano há mais campeonato...

3 comentários:

  1. Muito bem visto. Penso exactamente da mesma forma. Digo mais, quando o Jesus exigiu que o Benfica lhe aumentasse o ordenado, se não, ia para o Porto; era exactamente ai que tinha acabado o namoro. Em relação aos jogos no campo do futebol corrupto do porco, ou os animais eram enjaulados ou o jogo era disputado à porta fechada mas com muita polícia a assistir… À e em Espanha, com polícias espanhóis, está claro.

    ResponderExcluir
  2. o benfica mereceu perder, mas o jesus podia ter composto uma equipa muito melhor. inventou e foi a desgraça total.

    ResponderExcluir
  3. "Analista" pouco faccioso, hum? A forma como tenta 'aligeirar' a agressão de Luisão (atenuantes? haha), e sequer se atrever a insinuar que Hulk se fez ao penalty quando o Coentrão atira-se para cima dele, aterrando em cima dos pés do Hulk, também é ofensiva.

    Mais, a "civilização" dos adeptos do Porto? Realmente o comportamente CIVICO não foi o adequado, e deve-se sempre recriminar todo e qualquer acto de violência da parte de qualquer clube, mas que o Frango em campo teve piada, teve! hahaha

    Ja agora, não fala do penalti cometido por Salvio por mão na bola quando esta foi lançada a uns 5 metros dele, e ia na direcçao do seu peito? Ha, foi casual, certamente.

    ResponderExcluir