domingo, 12 de setembro de 2010

Luís Freitas Lobo

Este senhor e outros comentadores optam por transmitir uma versão facciosa dos factos relativos ao futebol português. Este senhor Luís, por exemplo refere que quando analisa um jogo de futebol não lhe interessa os erros de arbitragem, diz ele que os erros não influenciam as tácticas e organização das equipas. Isto é uma autêntica barbaridade!!! Dizer que os erros de arbitragem não influenciam a forma de jogar das equipas é estar a brincar com quem os ouve... Se não vejamos, será que uma equipa que lhe vê ser anulado um golo limpo ou não lhe é marcada uma penalidade a favor continua a abordar o jogo da mesma forma??? Os jogadores são humanos, eles sentem, como qualquer pessoa normal quando estão a ser prejudicados ou beneficiados. E a própria equipa que é beneficiada sente mais confiança, pois sabe que tem os factores externos a seu favor. Uma equipa quando está a ganhar 1 a zero joga diferente de quando está zero a zero, será assim tão difícil de perceber??? A mesma coisa acontece quando é validado um golo de forma irregular a uma equipa ou lhe é assinalada uma penalidade injusta. É óbvio que a equipa que está a perder injustamente não ganhará motivação, muito pelo contrário, e além do mais vai ter de subir mais no terreno, do que a sua táctica inicial previa, ao adiantar-se mais vais estar mais propensa a contra-ataques da equipa adversária e o mais provável será sofrer outro golo e aumentar desta forma a adversidade. Retirar a componente arbitragem da análise de um jogo de futebol é simplesmente apresentar um comentário reduzido e faccioso do mesmo jogo, pois em Portugal, os jogos são bastantes vezes influenciados por factores externos. Será que um jogador que vê a sua equipa a ser constantemente prejudicada durante um jogo continua a jogar da mesma forma??? Com a mesma motivação? Não será afectado a nível psicológico? Parecem-me respostas demasiado evidentes.
Outro coisa engraçada que este senhor diz é que a motivação não interessa para nada no futebol, diz ele que "um jogador de fraca qualidade, mesmo que esteja muito motivado, não vai conseguir grandes feitos", isto é mais uma barbaridade, pois um jogador mesmo que seja de fraca qualidade, estando muito motivado dá tudo o que tem ou seja esforça-se muito, dá o máximo e ao dar o máximo corre muito, ao correr muito, mesmo sem saber fintar é capaz de ganhar lances em corrida a defesas ou avançados que tenham muita qualidade, pois corre mais do que o tal "bom".  Outra coisa parecida é um jogador que é bom ou muito bom não estar motivado e não estando motivado naquele jogo ou para aquele jogo faz com que os adversários ganhem sempre ou quase sempre os lances contra ele. Se a motivação não existisse como se explicaria que equipas "pequenas" ganhassem por vezes às "grandes"??? Ainda ontem o Hércules foi ao Cam Nou vencer o Barcelona por duas bolas a zero. Vamos dizer que os jogadores do Barcelona sao mais fracos que os jogadores do Hércules (que subiu este ano de divisão)?  Messi, Xavi, Iniesta, Villa e tantos outros passaram a ser fracos jogadores??? Vamos dizer que o treinador do Hércules é melhor tacticamente que o treinador Guardiola? Não!!! Nada disto é verdade, simplesmente os jogadores do Barcelona consideraram aquele adversário como fácil de mais, que ganhavam o jogo a brincar e os jogadores do Hércules, não sendo jogadores de grande qualidade estavam muito motivados para este jogo, pois não é todos os dias que jogam com o Barcelona em sua casa, não tinham nada a perder e jogaram no seus limites físicos e o resultado acabou por lhes sorrir. 
Dizer que as arbitragens e a motivação não influenciam a forma de jogar das equipas é uma barbaridade que só é proferida por quem tem motivações próprias para encobrir certos aspectos relacionados com os factores externos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário