terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Termina série invencível do Porto

O Porto perdeu pela primeira vez esta época. Foi a primeira derrota do Porto sob o comando do treinador Villas Boas. Foi um jogo para a Taça da Liga, por isso a sua importância deve ser relativizada. Este foi o primeiro jogo da fase de grupos desta competição, em que o Porto não pensa totalmente a sério, pois o Porto pretende é vencer a Liga, a Taça de Portugal e fazer muito boa figura na Liga Europa. A Taça da Liga é apenas um passatempo para rodar jogadores menos utilizados, para lhes dar algum ritmo para que em competições mais a sério eles possam corresponder da melhor forma. Mesmo perdendo este jogo o Porto continua a ter todas as condições para ser primeiro no seu grupo e passar para as meias-finais da prova, pois além do Nacional as outras equipas do grupo são Beira-Mar e Gil Vicente. Nesta fase de grupos existem apenas três jogos para cada equipa e o Porto ainda terá mais um jogo em casa, contra o Beira-Mar e outro fora contra o Gil Vivente fora. Ou seja está tudo perfeitamente ao alcance, mas acredito que o porto não queira passar às meias finais desta competição, permitindo desta forma ao seu clube "amigo" o Nacional tentar a sua sorte nesta competição. O Nacional facilitou na Liga, o Porto facilita agora nesta competição menor. Já esperava que esta situação se verificasse, o que não esperava é que o Nacional acabasse por ganhar o jogo, sempre pensei que seria um jogo que daria empate. Mas assim não foi e o record de jogos sem perder a nível interno já não será concretizado desta vez. Já se ouvia muitos portistas a dizer que o record neste ponto iria ser quebrado, mas isso acabou por não acontecer... Fica para outra ocasião pensarão os adeptos portistas... O que o porto quer verdadeiramente á acabar o ano sendo campeão e sem derrotas na Liga. Isso sim é um objectivo.
Em relação ao jogo com o Nacional no Estádio do Dragão o Porto jogou com poucos jogadores que têm sido titulares, restaram apenas Hulk, Sapunaru, Moutinho, James e Rolando. Os outros foram suplentes. Mas o plantel do Porto apresenta muita qualidade, portanto não pode ser a desculpa da rotação dos jogadores. A primeira parte foi muito calma de parte a parte, parecia um jogo de treino. A segunda parte teve mais movimento, mas não muito, o Porto criou alguns lances de perigo e no minuto 64 marcou o seu golo por intermédio do inevitável...Hulk...do inevitável...penalti... Mas desta vez existiu mesmo falta para grande penalidade, pois o Walter foi puxado na área de rigor e então o árbitro Olegário Benquerença marcou grande penalidade. Aos 74 minutos entra o herói do jogo, o avançado Anselmo e aos 77 minutos faz o golo do empate, o redes do Porto Pawel Kieszek na sequência de um cruzamento sem qualquer perigo larga a bola, depois de a ter agarrado e Anselmo, oportuno faz o golo de uma forma simples. A aquisição deste guarda-redes pelo Porto é um caso muito estranho, no Braga era suplente o Eduardo, o Braga sabia que ia vender o Eduardo e mesmo assim não quis ficar com ele, o Porto tem o Helton como titular absoluto e o Beto como um bom suplente. Agora pergunto: qual o motivo desta contratação??? Esta era uma simples pergunta que deveria ser feita aos responsáveis do Porto, pois o Porto tem dois bons redes e este Pawel Kieszek pode ser tudo menos um bom guarda-redes. Portanto aqui deve ter havido uma bela negociata entre Porto e Braga... Aos 84 minutos Anselmo marca o segundo e completa a reviravolta. Ainda houve tempo para Pecnik aos 87 minutos sofrer falta de Fucile na área, mas como é óbvio o árbitro...nada assinalou.
Destaque neste jogo também para algo inédito nesta época que foi Hulk ser assobiado porque se agarrava em demasia à bola e só fazia asneiras. Um facto deste tipo já não acontecia à um ano atrás. De que me lembre as últimas vezes de que tal aconteceu foi na primeira volta da Liga do ano passado.
O Porto iniciou o novo ano a perder, mas continua calmo e tranquilo a liderar tudo o que de interesse existe em Portugal e não vai ser esta simples derrota que vai afectar o que o porto tem feito durante esta época, mas o que é certo é que pode criar alguma mossa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário