sábado, 11 de setembro de 2010

Super roubo ao Benfica

O Benfica na quarta jornada da liga portuguesa voltou a perder. É incrivel mas é verdade em 4 jogos 3 derrotas do Benfica. Mas neste jogo o Benfica nao foi vítima de um simples roubo, como tinha acontecido em jornadas anteriores, desta vez foi um super roubo.
O jogo já era difícil, pois é sempre muito exigente defrontar o Guimarães, ainda por cima na cidade berço. Como se não bastasse esta dificuldade para o Benfica surgiram, mais uma vez, os factores externos, e que factores externos. O árbitro da partida foi o senhor Olegário Benquerença, também muito conhecido por Vigário Benquerença. Este foi o famoso arbitro que num Benfica Porto realizado à alguns anos atrás conseguiu fazer de um frango do Baía uma grande defesa, pois o redes do Porto deixou a bola passar infantilmente para dentro da baliza e depois foi lá buscá-la e não foi golo, quando toda a gente que quis conseguiu ver que a bola tinha entrado claramente na baliza.
Na noite de ontem a equipa de arbitragem liderada pelo Vigário conseguiu não ver duas grandes penalidades (uma sobre Aimar e outra sobre Martins) quando o resultado estava em 1 a 1 e além disso também conseguir anular dois ataques do Benfica em que Saviola e Cardozo ficaram isolados na cara do Guarda-redes por pretenso fora de jogo que toda a gente viu que não estava, sendo que no lance do Cardozo, este meteu a bola na baliza, portanto tinha sido golo certo. Curioso o facto de a lei dizer em caso de dúvida beneficiar quem ataca, nestes casos verifica-se claramente que os atacantes do Benfica estão atrás do penúltimo defensor, mas a equipa de arbitragem não tem dúvidas ou melhor em situação próxima de dúvida beneficia-se o adversário do Benfica. Já o primeiro golo do Guimarães o avançado vimaranense está em linha com a defesa do Benfica e então não foi assinalado fora-de-jogo, como seria óbvio, pois contra o Benfica quer esteja quer não esteja não se assinala.
Aliados a estes grandes erros com influencia no resultado junta-se uma clara disparidade de critérios na amostragem de cartões amarelos. Quem vir a folha disciplinar do Benfica com 7 cartões diz logo que o Benfica andou a distribuir pancadaria a "torto e a direito". Mas não foi assim: o Carlos Martins levou amarelo por cortar a bola, corta claramente a bola primeiro e depois como é óbvio o contacto é inevitável, o David Luiz por uma falta que não cometeu, pois nem sequer toca no adversário, o Cardozo por marcar um golo num lance perfeitamente legal, o Maxi e o Luisão por protestarem contra o roubo a que estavam a ser sujeitos os atletas do Benfica. Ou seja dos 7 cartões apenas os de Javi e Gaitan foram justos. Já do lado do Guimarães o Alex por exemplo já depois de ter um amarelo teve uma entrada às pernas de um jogador encarnado, mas o árbitro deu a lei da vantagem e depois "esqueceu-se" de mostrar o cartão amarelo ao jogador vitoriano.
Quer esteja bem quer esteja mal o Benfica ou qualquer outra equipa do mundo não tem a mínima hipótese quando se anulam 4 golos certos num campo difícil como Guimarães e se mostram cartões amarelos por tudo e por nada de forma totalmente imparcial. O Benfica ainda apresenta algumas limitações e os golos vitorianos resultaram de infantilidades de Coentrão e Peixoto no primeiro e segundo golos respectivamente, mas lutar contra 14 não é fácil.
No final do jogo o Jorge Jesus queixou-se da arbitragem, o David Luiz disse que o Benfica tem de ser forte e estar preparado para "lutar contra tudo e contra todos", o Rui Costa veio à conferencia de imprensa revoltado a dizer que tinha sido um autentico escândalo a arbitragem deste jogo e o presidente Luís Filipe Vieira disse que "andam a brincar com o Benfica, a maior Instituição do país". Mas que adiantam estas afirmações??? Não lhe vão devolver os pontos roubados, ainda na quinta-feira o Filipe Vieira deu uma entrevista à Sic e criticou abertamente as arbitragens dos primeiros jogos do campeonato e a resposta que teve no dia a seguir foi um roubo monumental. Portanto não adianta reclamar, tem que ser comer e calar, quanto mais reclamam mais são roubados, mas têm de continuar a falar sobre os roubos, pois "quem não se sente não é filho de boa gente".
Tal como já tinha referido num post anterior o Benfica vai ser relegado para os lugares fora do acesso à Liga dos Campeões, pois estes lugares dão prestigio e dinheiro ao clube e os donos do sistema não querem uma coisa destas. Eu sei que ainda faltam 26 jornadas para o fim do campeonato e que estão 78 pontos em discussão, mas a classificação já pode ser feita com total certeza para os três primeiros lugares. Podem crer que ficará assim ordenada: 1.º Porto, 2.º Braga, 3.º Sporting, agora o Benfica ficará em 4.º se tiver força suficiente para lutar semanalmente contra 14, caso contrário ficará mais atrás pois o grande objectivo do sistema é colocá-los totalmente fora dos lugares de acesso às competições europeias.
Tenho falado muito em sistema, mas de qual sistema estarei a falar? De um sistema encabeçado pelo Pinto da costa e pelo presidente da Liga de Clubes que é nada mais nada menos que um ex-administrador da Sad do Porto. Antes era pinto da costa e Valentim Loureiro, saiu o Valentim, pelo que andou a roubar, mas meteram lá outro com a mesma genética este ano, portanto o futebol português está em maus lençóis e a voltar ao domínio dos factores extra-futebol. Se não vejamos este Vigário Benquerença é um árbitro de elite na Uefa e foi ao Mundial onde apitou dois jogos, no entanto em Portugal é o que todos vemos, erra a toda a hora sempre em beneficio dos mesmos e em prejuízo dos mesmos, portanto as conclusões são fáceis de tirar. 
Só não vê quem não quer ou quem simplesmente não quer ver.
Espera-se que todos estes graves incidentes não afectem a equipa do Benfica e esta possa fazer um grande jogo na próxima terça-feira com o Hapoel Tel Aviv para a Liga dos Campeões.
Como última nota fica a referência ao facto de aquando da passagem do autocarro do Benfica pelo Porto em direcção a Guimarães, este ter sido apedrejado com pedras e bolas de golfe. Mais uma vez os adeptos do clube regional mostram que não se sabem comportar como pessoas civilizadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário