segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Benfica vence Sporting

O Benfica venceu calma e tranquilamente o Sporting. O Benfica fez jogar o seu onze tipo do momento, fazendo apenas uma alteração que foi a saída de Gaitan para a entrada de César Peixoto. Do lado do Sporting Paulo Sérgio Fez alinhar o seu onze tipo do campeonato, mudando quase toda a equipa em relação ao jogo da Liga Europa. As duas equipas estavam bastante motivadas, depois das respectivas vitórias europeias, a meio da semana. O Benfica iniciou bem o jogo, criando logo aos quatro minutos uma grande oportunidade, com Cardozo a isolar-se, tirando um adversário do caminho,  e atirando ao poste. Estava dado o indicio. O Benfica entrou decidido a ganhar o jogo e conseguiu mesmo ganhar por duas bolas a zero, com dois golos de Cardozo, um em cada parte, o primeiro na sequência de um canto e o segundo num lance de bola corrida, num belo golo do paraguaio de fora da área. O Benfica mostrou-se sempre muito tranquilo, ao contrário do Sporting que esteve sempre muito intranquilo, errando muitos passes, parecendo por vezes uma equipa que nunca tinha jogado junta. O Benfica ganhou por duas bolas a zero, mas podia ter ganho por mais, pois teve oportunidades para isso, teve, por exemplo, além dos golos e do lance ao poste, um chapéu sobre o Rui Patrício que embateu nas malhas laterais e um cabeceamento rente à barra, além de uma oportunidade do Saviola e outra do Coentrão e vários contra-ataques muito perigosos, mas que por vezes nem sequer chegaram a originar remates à baliza. Do lado do Sporting as oportunidades escassearam, sendo que a única verdadeiramente significativa e digna de registo aconteceu próxima do minuto 60 com Liedson isolado a rematar rente ao poste. Tirando este lance o Leão foi facilmente dominado pela águia. Os factores externos não se evidenciaram de forma significativa, o árbitro errou algumas vezes, mas para os dois lados, não tendo qualquer influência no resultado final.
O Benfica fez um bom jogo, mas não pode pensar que depois de duas vitórias seguidas com equipas com perfil europeu já recuperou de todos os problemas e pode relaxar, pois não pode parar o seu trabalho, tem de continuar a sua preparação e mentalidade para as dificuldades que ainda aparecerão  e como nós sabemos serão muitas. Não nos podemos esquecer que o Sporting não está a fazer um bom inicio de campeonato, pois apenas tem duas vitórias na liga, uma com a Naval que todos sabemos como foi e outra com o Marítimo por um a zero, com o golo a ser apontado pelo Matias nos últimos minutos do encontro de grande penalidade. Portanto o Benfica deve estar satisfeito com o seu desempenho neste jogo, mas relativizar esta vitória.
Já o Sporting não fez um bom jogo, houve mesmo momentos em que era mau de mais vê-los jogar, não pareciam entrosados e pareciam não conseguir livrar-se das marcações dos jogadores do Benfica. Este Sporting se quiser ser levado a sério como candidato ao título tem de mudar muito e tem de ser mais consistente e jogar como equipa.

Veremos como se portam estes dois clubes na próxima jornada, o Benfica vai a casa do Marítimo que precisa urgentemente de pontos e o Sporting recebe o Nacional, que hoje defrontará o Porto.
O Braga claudicou na sua deslocação a Paços de Ferreira, não indo além de um empate a duas bolas, depois de ter estado a vencer por duas bolas a zero. O Braga mostrou que ficou afectado pela humilhação londrina quer psíquica, quer fisicamente. Esta será uma época diferente e mais exigente para o Braga, pois esta época terão semanas em que irão jogar duas vezes. Não será fácil resistir ao esforço competitivo de uma Liga dos Campeões, pois esses jogos serão muito exigentes a todos os níveis. O ano passado o Braga apenas tinha um jogo por semana, podia trabalhar calma e tranquilamente o jogo do fim de semana. Agora vai sentir o peso de ser "grande". Na próxima semana receberá na sexta a Naval e na terça seguinte volta à Liga dos Campeões.

O Porto jogará logo à noite com um dos seus clubes amigos e como tal será mais que provável que ganhe e pode ser que ganhe com uma margem de dois ou mais golos. Vai ser mais uma jornada em que o Porto vai esticar a fisga, aumentando a sua diferença pontual para os seus mais directos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário