sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fim de Queiróz

Chegou o fim do reinado de Carlos Queiroz na selecção nacional. Finalmente! Este treinador nunca demonstrou ser capaz de levar a nossa selecção a altos voos. Ver Portugal jogar nos últimos dois anos era deprimente. Jogavam pouco e mal. Mesmo quando ganhavam era sempre a tremer, sempre a sofrer até à última. Os resultados eram sempre decepcionantes, até mesmo contra selecções de reduzida qualidade, como Albânia e Chipre.
A qualificação para o último campeonato do Mundo foi muito sofrida, até fomos obrigados a ir ao Play-off. No Mundial foi a mesma tristeza em quatro jogos só num é que marcamos golos, contra uma Coreia do Norte totalmente perdida, nos outros três (Costa do Marfim, Brasil e Espanha) nada de golos. É certo que fomos eliminados pela melhor selecção do Mundial, mas isso não chega, pois não se via uma estratégia de futebol real, jogava-se simplesmente para defender, pouco mais.
Neste inicio de qualificação para o Europeu foi mais do mesmo, um futebol em que não se vê a possibilidade da selecção ganhar. Dois jogos e apenas 1 ponto conquistado, é muito pouco. Vai ser muito difícil para Portugal recuperar deste atraso. Mas ainda é possível. Portugal precisa de um líder que motive os jogadores e os leve à vitória. Um verdadeiro líder.
O Queiroz fez o mínimo que se podia pedir, mas Portugal não pode aspirar apenas ao mínimo. Tem de querer mais, muito mais. Mas Queiroz não tem a culpa toda. Quem o contratou e assinou com ele um contrato de 4(!?!!) anos é também muito culpado. Onde se vê uma coisa destas nas principais selecções da Europa, o Queiroz é assim tão bom que temos de lhe dar um alto ordenado e ainda um longo contrato para ele assinar??? Que títulos conquistou este Queiroz como treinador principal, sem ser nas camadas jovens??? Nenhum. Por onde passou não foi bem sucedido. Só no Manchester, como adjunto se safa. Esteve no Real com os galácticos e nada ganhou.
Este Queiroz só foi despedido agora porque não há dinheiro para o despedir e como tal tentou-se mandar o homem embora de outra forma. Arranjaram-se processos sobre ele apenas porque fez pouco no Mundial, pois se ele tivesse a sorte de fazer um pouco mais nada disto haveria. Agora vão ter de lhe pagar uma boa indemnização para ele ir embora, eles vão alegar justa causa através dos processos que lhe moveram, mas não sei se será aceite.
É triste, mas é a vida que temos aqui neste pobre país.

Agora quem virá a seguir???
Fala-se de Paulo Bento. Não sei se será o treinador ideal. Não tem currículo. Nunca demonstrou nada de especial. Mas nacional disponível quem temos mais??? Apenas Cajuda e Manuel José que são da velha guarda e nunca treinaram jogadores da craveira que a nossa selecção tem. Seriam apostas muito arriscadas. O Paulo Bento pelo menos é novo. Se tivesse que optar por um treinador nacional escolheria sem dúvida o Paulo Bento, pois penso que seja o melhor a nível nacional que está disponível. Há quem diga que a selecção já está condenada a não ir ao Europeu, que só vai fazer mais 6 jogos de qualificação, e então este não é um desafio suficientemente motivador para o Paulo Bento. Eu penso diferente. O Paulo Bento, devido ao seu passado, à sua forma de falar sobre as arbitragens só poderá ter sucesso num dos grandes e tão cedo não me parece que vá abrir uma vaga. Num clube mediano ou baixo seria uma desgraça para a sua equipa. Para treinar na Europa, mesmo que seja num clube mediano, ele não apresenta currículo, logo não terá muitas ofertas de emprego. Só lhe resta a hipótese do Médio-Oriente, que não acredito muito que seja do seu agrado, portanto se a selecção nacional se mostrar interessada ele não vai hesitar. Acho que este Paulo bento será capaz de ser justo e imparcial, ao contrário do que foi este Queiroz.
Vamos ver o que acontece nos próximos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário