domingo, 29 de agosto de 2010

Super Roberto

E à terceira jornada da liga o Benfica venceu. E imaginem só quem foi o herói da partida? Foi o Roberto!!! É verdade foi mesmo ele. Antes do jogo se alguém dissesse uma coisa destas seria ridicularizado, mas a verdade é que acabou por acontecer este fenómeno.
Neste jogo Roberto ficou no banco de suplentes e a titularidade na baliza ficou entregue a Júlio César, além desta alteração entrou também o reforço Sálvio por troca com Rúben Amorim.
Num jogo com um adversário acessível, mas com o actual momento do Benfica tudo poderia tornar-se complicado caso o Benfica não marcasse cedo. Aos quatro minutos Cardozo concluiu da melhor forma um cruzamento de Gaitan. O Benfica começou como queria, a vencer cedo e então este facto permitiria à equipa estabilizar e partir para um bom resultado tranquilamente. Mas não foi bem assim. Aos 23 minutos após uma grande indefinição entre Júlio César e Maxi Pereira aconteceu o lance capital do jogo. Num lance perfeitamente inofensivo para a defesa benfiquista a indefinição entre estes dois jogadores originou um mau atraso para o guarda-redes, quando já se aproximava um avançado contrário e uma má decisão do redes e entao o redes ao tentar dominar a bola ela escapou para a frente e o jogador do Setúbal ficou com ela e depois o Júlio ao tentar recuperá-la fez penalti e como era o último defesa do Benfica foi também expulso. Este foi mais um lance caricato da defensiva benfiquista neste inicio de época em que ficou evidente a falta de entendimento entre os jogadores encarnados. No tal lance inofensivo, em que o Maxi foi lento a decidir a maior parte  da responsabilidade pertenceu ao Júlio pois este jogador está de frente para a bola, para o Maxi e ainda para o avançado vitoriano, logo tem um ângulo de visão super privilegiado. O Maxi não conseguia ver o que se passava nas suas costas e como o Júlio não lhe comunicou problemas ele foi demasiadamente tranquilo na abordagem ao lance. O redes deveria ter comunicado atempadamente ao Maxi que o perigo se aproximava, algo que não deve ter sido feito. Esta falta de comunicação acaba por ser normal, uma vez que não existem rotinas de jogo neste redes, pois na pré-época fez menos de 90 minutos de jogo. E as rotinas criam-se essencialmente com os jogos. Além disso o Redes não deveria ter tentado dominar a bola naquele lance, mas sim despachá-la de imediato. Vou repartir as culpas entre os 2 ficando o redes com com 70% e o Maxi com os restantes. Neste minuto 23 como o Júlio foi expulso teve de entrar o redes suplente que era... Roberto!!!
Para a entrada de Roberto teve de sair o Sálvio.
Roberto entrou para defender o penalti e evitou o golo. Defendeu a penalidade do Hugo Leal. O jogador que tinha sido o vilao dos últimos jogos do benfica ao fazer esta defesa transformou-se no novo herói dos benfiquistas, pois caso esta bola entrasse o Setúbal ficaria em igualdade e com mais um jogador e entao nao seria nada fácil para o benfica vencer o jogo. O Benfica tinha de ganhar o jogo e estando empatado tinha de se adiantar no terreno e como tinha menos um jogador o Setúbal iria aproveitar e iria certamente causar estragos e a luta pelo título estaria muito comprometida para os lados da Luz. Mas o Roberto defendeu e a defesa do benfica deu-lhe muita segurança e o Benfica marcou ainda mais dois golos e acabou por vencer por tres bolas a zero. Os outros golos foram apontados por Luisao, na sequencia de um canto de Aimar e pelo próprio Aimar.
Foi uma boa exibição do Benfica, onde se notou claramente alguma intranquilidade, pois a necessidade de ganhar era muito grande. Gaitán e Aimar fizeram exibições muito boas.
O Jesus disse no final do encontro que até à quinta jornada iriam ter dificuldades pois alguns jogadores não fizeram pré-época, em virtude de terem estado no Mundial, o que é verdade, para Cardozo, Maxi, Rúben, Coentrão, Luisão e ainda a indefinição em torno de Ramirez e o seu substituto.
Agora o campeonato vai parar para os jogos das selecções e então o Jesus tem oportunidade de melhorar táctica e fisicamente os jogadores e colocá-los em grande forma, pois o próximo jogo é muito difícil, pois é em Guimarães, onde o Jesus vai reencontrar o seu grande "amigo" manuel Machado. Estes dois treinadores nao morrem de amores um pelo outro e vai ser mais uma curiosidade a ter em conta no próximo jogo, pois o Guimarães parece estar forte, esta jornada foi vencer ao Nacional pr tres bolas a uma, com tres golos do reforço que chegou à poucos dias Toscano. E logo a seguir a este jogo o Benfica inicia a participaçao na Liga dos Campeoes.
Será curioso, também no dia de hoje, conhecer os convocados da selecção nacional do "castigado" Carlos Queiroz. Prevejo agora uma chamada do Moutinho em detrimento do Meireles (transferido agora para o Liverpool) para ser titular, ou seja este jogador de não convocado vai passar a titular. A estratégia do Queiroz e dos seus amigos parece ter funcionado na perfeição, agora vamos ver se os seus interesses pessoais e dos seus amigos não lhe vão custar o cargo de seleccionador e fazê-lo sair por uma porta muito pequenina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário