segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Benfica vence ao sabor dos argentinos

O Benfica venceu o Setúbal no Sado por 2 bolas a zero. Este jogo foi provavelmente a vitória mais difícil do Benfica esta época na liga. Não me lembro do Benfica ter tantas dificuldades para vencer um adversário nesta liga. De todos os jogos que ganhou este foi o mais complicado. O Setúbal tem uma boa equipa e em sua casa complica sempre a vida ás outras equipas, desta vez coube em sorte o Benfica e o Benfica muito teve de correr para conseguir vencer este jogo. O Setúbal aproveitou o facto do Benfica ter jogado a meio da semana com o Porto e então parecia estar muito melhor fisicamente, pois o Benfica estava cansado. Na primeira parte o Setúbal teve momentos em que dominou o Benfica, em que era o Benfica que jogava em contra ataque. O Setúbal criou alguns lances de perigo, sendo que um deles foi originado pelo próprio Roberto, que na sequência de um atraso chuta mal a bola e envia-a directamente para um jogador do Setúbal, que à entrada da área remata fraco e o Roberto ainda consegue, em esforço defender com segurança. O Benfica também teve as suas oportunidades, duas por Luisão e uma por Cardozo. Na parte final do primeiro tempo, já nos descontos num ataque rápido do Benfica Saviola cruza muito bem para a área, onde aparece Gaitán a finalizar de primeira com o pé esquerdo e a fazer um excelente golo. Um golo a terminar a primeira parte é sempre moralizador para quem marca e muito desmoralizador para quem sofre. O jogo parecia estar bloqueado para o Benfica, mas Gaitán conseguiu desbloquear e tornar tudo mais fácil na segunda parte. Gaitán Marcou o seu 6 golo ao serviço do Benfica, o que é muito bom para um jogador da sua posição e ainda por cima que está em época de estreia em Portugal. Por exemplo comparando com Di Maria, na sua primeira época em Portugal fez 43 jogos e apenas marcou 1 golo. Na época seguinte em 34 jogos fez 4 golos. Ou seja em termos de golos o Gaitán já fez mais esta época do que o Di Maria nas duas primeiras épocas. Este Gaitán parece ser um pouco lento, mas parece ter qualidade para ser um jogador muito bom no futuro do Benfica.
A segunda parte foi muito aberta, com as equipas a jogarem para marcarem golos. O Benfica apresentou uma solidez defensiva boa, apesar de ter jogado com Peixoto na esquerda, pois Coentrão estava castigado. Sidnei esteve bem, Maxi ao seu nível e Luisão em grande nível, em que nada passa por ele, ele corta tudo. Este jogador brasileiro tem um sentido posicional mesmo muito bom. A mim parece mais importante para o Benfica a permanência do Luisão do que a do David Luiz. O Luisão orienta de tal forma bem a defesa que o central que jogue a seu lado vai jogar sempre bem. Ele será provavelmente um grande mestre para o Sidnei e para o Roderick Miranda. O Benfica deve muito a este Luisão.
O jogo podia pender para qualquer um dos lados, mas foi na sequência de um mau passe de Miguelito aos 78 minutos. Jara recupera a bola, passa a Maxi, este vai à linha do fundo e cruza para Jara fazer o gosto ao pé num bom golo em lance acrobático, um vez que este jogador argentino se lançou no ar para rematar. Jara que tinha entrado 5 minutos antes acabou com o jogo. Este Jara também me está a surpreender, uma vez que no principio da época pelo que ele fazia dizia que tinham sido muito mal empregues os 5,5 milhões de euros, e agora ele está a marcar golos frequentemente, mesmo jogando pouco. Este Jara já leva 5 golos na época nos 21 jogos que fez, mas destes 21 só dois foram a titular e no total apenas tem 502 minutos de jogo, o que acaba por dar uma média de um golo a cada 100 minutos, o que é muito bom para um jogador que é normalmente suplente e entra apenas nas partes finais das partidas. Aos 82 minutos Javi Gacia marca mais um golo na sequência de um canto, mas este foi invalidado pelo árbitro por suposta falta do espanhol, que na realidade não existiu. Este árbitro (Cosme Machado) teve uma actuação habilidoso na marcação das faltas e com os amarelos e ainda falhou em anular o golo do espanhol. Convém recordar que foi este mesmo árbitro que apitou o Benfica x Académica, em que o Benfica perdeu e ele não assinalou 2 penalidades a favor do Benfica... Destaque ainda para a pálida exibição de Cardozo, em que se notou claramente que ele não possui níveis físicos para jogar 2 jogos por semana em alta rotação.
O Benfica venceu bem, mas esta foi muito provavelmente a vitória mais difícil do Benfica na liga até ao momento. O Benfica estava cansado depois do jogo a meio da semana com o Porto, mas também estava moralizado e conseguiu vencer. Esta foi a 15.ª vitória consecutiva do Benfica em provas nacionais, ou seja a partir da derrota com o Porto por 5 a zero, a nível nacional o Benfica ganhou sempre. O Benfica está também numa série de 4 jogos consecutivos sem sofrer golos. O Benfica tem estado muito bem, mas as próximas duas semanas serão muito dificieis, primeiro com o jogo com o Guimarães, depois o jogo com o Estugarda e com o Sporting e logo de seguida com o Estugarda outra vez. Vão ser 2 jogos por semana em alta rotação e não sei se o Benfica conseguirá aguentar este alto ritmo... O Jorge Jesus terá uma grande tarefa pela frente...
Será que o Benfica vai conseguir resistir aos próximos jogos??? Será esta série de vitórias para continuar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário