terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Benfica goleia Guimarães

O Benfica venceu e convenceu. O Benfica fez muito provavelmente a melhor exibição da época vencendo o Guimarães por 3 bolas a zero. O Benfica fez uma primeira meia hora verdadeiramente diabólica. Muito ofensivo, muito pressionante, rematador, perigoso e na defesa intransponível, nesta primeira hora o Guimarães só chegou à baliza do Benfica praticamente uma vez. O Benfica terminou a primeira meia hora de jogo com 79% de posse de bola. Aquele jogo produzido pelo Benfica esteve ao nível do futebol praticado pelo Barcelona.
Curiosamente apesar de tanto domínio encarnado, o Benfica só inaugurou o marcador à passagem do minuto 24, através de um cabeceamento de Sidnei, na sequência de um canto cobrado por Aimar. Este Sidnei só depois do David Luiz se transferir para o Chelsea é que se tornou titular, no entanto já marcou 2 golos na liga, enquanto o David Luiz em meia época não marcou golo nenhum...
Ao minuto 28 o Benfica implementou um lance de laboratório na marcação de um livre. O livre era perigoso à entrada da área, o Cardozo prepara-se para bater, colocam-se 2 jogadores do Benfica a fazer uma espécie de barreira, quando o Cardozo se desloca para cobrar esse livre os dois jogadores da mini barreira do Benfica correm, um para cada lado e o Cardozo na realidade nao remata, mas passa a bola para o Sálvio que era um dos jogadores da mini barreira, que fica isolado perante Nilsson, mas remata e a bola embate no poste. Este foi um dos lances em que se verifica claramente que existem treinos no Benfica e em que se vê o papel importante que um treinador pode ter. O lance não deu golo, mas ficou o registo de uma boa combinação.
Já depois dos 40 minutos de jogo o Benfica volta a enviar uma bola à barra, desta vez foi Gaitán, na sequência de um remate de Maxi e de uma grande defesa do Nilsson. O Benfica termina a primeira parte onde demonstrou a melhor primeira parte de um jogo desta liga de uma das equipas curiosamente a ganhar apenas por 1 a zero.
O Benfica inicia a segunda parte praticamente a marcar o segundo golo, num lance em que Sidnei envia a bola desde o meio campo defensivo do Benfica para Aimar, que consegue dominar muito bem e logo de seguida marcar o golo. Aos 65 minutos, na sequência de uma boa jogada, Cardozo isola-se e marca golo, no entanto o golo foi invalidado por fora de jogo. Pela televisão verifica-se que foi bem anulado, pois Cardozo está cerca de 10 centímetros adiantado no momento do passe. Este árbitro auxiliar tem mesmo uma visão de lince... Aos 69 minutos Edgar isola-se perante Roberto, mas o árbitro auxiliar invalida o lance por fora de jogo que simplesmente não existe. No minuto 71 surge mais um golo anulado ao Benfica, desta vez foi Saviola a marcar, na sequência de uma grande jogada do Benfica, o árbitro assistente validou o golo, no entanto árbitro principal João Ferreira invalidou o lance, sem que exista qualquer motivo válido. Não há fora de jogo, não existiu qualquer falta...o golo foi anulado simplesmente porque o árbitro entendeu que deveria anular... Há coisas incríveis no futebol português... Aos 76 minutos penalti a favor do Benfica, João Alves toca em Saviola e este cai e o árbitro assinala... neste caso nao me pareceu o toque do João Alves suficiente para impedir a progressão do Saviola... Cardozo vai marcar o penalti e atira por cima... Muito mal marcada esta penalidade pelo paraguaio do Benfica, pois rematou violentamente para um dos cantos, quando o pderia ter feito de outra forma mais simples e mais eficaz...quis marcar um penalti bonito e falhou...
Já no tempo de compensação surge o 3.º do Benfica com um golo monumental de Carlos Martins, que à entrada da área, vendo Nilsson adiantado lhe aplica um chapéu, marcando um dos golos mais bonitos da liga deste ano. O Carlos Martins que é neste momento titular da selecção nacional foi apenas utilizado nos últimos 20 minutos do jogo e nesse período fez um grande golo.
O Benfica venceu de forma contundente o Guimarães, que é actualmente o 4.º classificado da liga. O Benfica está numa série de 13 vitórias consecutivas, o que é muito tempo seguido a ganhar, mas além de ganhar o Benfica pratica um futebol de altíssima qualidade. O Benfica ganha e mostra como diz Jorge Jesus "nota artística".
O Benfica sabe que não vai ser campeão, que o segundo lugar está garantido, pois o Sporting anda na amargura, mas mesmo assim esforça-se por ganhar e também por dar espetaculo. Isto é uma atitude de louvar. Agora regressa a Liga Europa e veremos se o Benfica tem capacidade para manter estes resultados e estas exibições. A nível nacional o Jorge Jesus mostra conhecer muito bem os adversários, mas a nível internacional o Benfica de Jorge Jesus ainda treme muito...Veremos se contra o Estugarda o Benfica pratica este tipo de futebol de qualidade na próxima quinta feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário