sexta-feira, 11 de março de 2011

Benfica vence na Liga Europa

O Benfica conseguiu uma difícil, mas importante vitória contra o Paris SG para a Liga Europa. O Benfica acabou por conseguir vencer esta equipa francesa por 2 bolas a 1, mas esteve a perder. O Benfica jogou com os seus melhores jogadores, à excepção de Aimar, que ficou no banco, pois vinha de lesão. Jogaram a titular, apesar de terem apresentado limitações durante os dias anteriores Sálvio, Gaitán, Cardozo e Luisão. Já o Paris SG jogou com meia equipa de suplentes. O Benfica quis jogar com os titulares, mas estes não estavam nas melhores condições físicas, os franceses optaram por colocar suplentes, mas bem fisicamente. A prioridade do Benfica neste momento é a Liga Europa, pois o campeonato já se foi. Para o Paris SG a prioridade é a liga francesa, pois está a apenas 5 pontos do líder.
O Benfica começou melhor, criando por Gaitán um lance muito perigoso, mas neste jogo a defesa do Benfica (principalmente na primeira parte) esteve muito mal, muito insegura e então os franceses aproveitaram para criar e perigo e marcar mesmo golo, o que aconteceu aos 15 minutos por Luyindula, no entanto este golo é irregular, pois o jogador da equipa francesa veio de uma posição em fora de jogo. Depois deste golo o Benfica ficou mais intranquilo e passados 2 minutos Erding atira ao poste. Aos 31 minutos o Benfica beneficia de um livre perigoso e Cardozo possibilita ao redes dos franceses uma grande defesa. No minuto 42 uma grande assistência de Carlos Martins permite a Maxi Pereira ficar isolado, dominar bem a bola e fazer um grande golo. Este jogador parece ter apetência para marcar golos na Liga Europa. Aos 45 minutos, na sequência de uma boa jogada do Benfica Coentrão quis adornar demais o lance  e acabou por perder a oportunidade de fazer o golo. O Benfica depois de ter permitido aos franceses marcar primeiro conseguiu empatar e já teve oportunidades para marcar o segundo. A defesa do Benfica foi uma tremideira nesta primeira parte, principalmente com Sidnei a falhar muitos passes e a colocar frequentemente o Benfica em apuros. 
Quando todos pensavam que o Benfica iria entrar forte na segunda parte aconteceu exactamente o contrário, com o Paris SG a entrar e a dominar o Benfica nos primeiros 10 minutos. Depois o Benfica melhorou e voltou a dominar o encontro. Aos 66 minutos entra Jara para o lugar do limitado fisicamente Sálvio. Aos 71 entra Aimar para o lugar de Gaitán. O Benfica mudou os dois extremos que estavam limitados fisicamente e colocou Aimar no meio e Jara e Carlos Martins nas alas, sendo Jara o marcador do segundo golo do Benfica, depois de uma combinação com Aimar, num remate seco à entrada da área, aos 81 minutos. Mas antes do golo, logo após a entrada de Aimar o Benfica pode sentir-se prejudicado pelo árbitro, pois Saviola foi derrubado por Makonda na área e não foi assinalado o correspondente penalti.
O Benfica mereceu a vitória, mas teve muitas dificuldades em vencer uma equipa secundária do Paris SG e esta dificuldade deveu-se principalmente ao cansaço que os jogadores do Benfica apresentam, pois o Jorge Jesus tem jogado praticamente sempre com o mesmo grupo de 12/13 desde o inicio de Janeiro. Como a liga portuguesa já está entregue ao Porto, o Benfica deveria proceder a uma verdadeira revolução no 11 encarnado para o próximo jogo contra o Portimonense na Luz, possibilitando descanso aos fatigados jogadores titulares. Notou-se perfeitamente que Gaitán , Sálvio e Cardozo e mesmo Coentrão não estão bem fisicamente, que Saviola parece estar em baixo de forma e que Sidnei esteve bastante irregular, portanto estes jogadores precisam de descanso. Destaque pela positiva para a exibiçao de Maxi Pereira e de Jara, que foi novamente o salvador do Benfica. Em relação a este Maxi o Benfica tem de ter cuidado, pois ele termina contrato no final da próxima época, e se não renovar o Benfica habilita-se a perder um bom lateral a custo zero, pois mercado não lhe deve faltar. Na próxima quinta o Benfica desloca-se a França para jogar a segunda mão da eliminatória, partirá em vantagem, mas não será nada fácil, pois o Paris SG tem a vantagem de ter marcado um golo fora e isso pode ser decisivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário