quinta-feira, 3 de março de 2011

Benfica na final da Taça da Liga

O Benfica venceu o Sporting na meia final da Taça da Liga por 2 bolas a 1. Desta forma o Benfica está na final da competição onde irá defrontar o Paços de Ferreira ou o Nacional (aposto no Nacional, não só por jogar em casa, mas também porque é um dos clubes amigos do sistema).
O Benfica conseguiu uma difícil vitória frente ao Sporting. O Sporting apresentou-se muito motivado e criou imensas dificuldades ao Benfica. O próprio Benfica não estaria à espera de um Sporting tão forte e aguerrido. A mudança de treinador fez muito bem ao Sporting, pois com a entrada do José Couceiro o Sporting ganhou uma nova alma e desta forma mostrou muito mais.  O Sporting tem um bom grupo de jogadores, o que não tem tido é estabilidade para poder jogar como equipa. O Sporting jogou com os seus melhores jogadores disponíveis. O Benfica, ao contrário do que eu tinha previsto jogou também com o seu melhor onze, fazendo apenas duas alterações que eram totalmente esperadas. Entrou Carlos Martins para o lugar de Aimar e Sidnei para o lugar de Jardel. Ou seja Jara, Kardec, Fernandez e Airton (nem convocado foi) não foram titulares. Jorge Jesus não facilitou e quis mesmo assegurar a vitória jogando com os seus elementos principais, por um lado acho que não o deveria ter feito, por outro, vai parecer um contra senso, mas concordo totalmente com o que fez. Primeiro o motivo pelo qual eu não concordo em se ter apostado nos principais jogadores: a equipa está cansada, tem feito dois jogos por semana desde o inicio de Janeiro, além disso o Sporting vinha de 7 jogos seguidos sem ganhar e ainda para mais no próximo fim de semana o Benfica vai a Braga naquele que se prevê ser o jogo mais difícil que o Benfica terá fora de casa até ao final da época. Agora o motivo pelo qual concordo que o Jorge Jesus tenha apostado nos principais jogadores: ao apostar nos principais jogadores está a dar a entender que de maneira nenhuma se pode facilitar, o Jorge Jesus já anda nisto à muitos anos e sabe que uma mudança de treinador influencia sempre o grupo e pelo menos nos primeiros jogos eles dão o máximo, e além disso o Jorge jesus sabe (apesar de não o dizer e afirmando sempre o contrário que a Liga portuguesa está perdida) que a Liga está perdida e como tal mais vale ter um pássaro na mão do que dois a voar. O Jorge Jesus optou pelo seguro, garantindo desta forma a presença na final da competição.
Relativamente ao jogo o Benfica entrou bem, o Sporting também. A primeira oportunidade de grande perigo foi para o Benfica através de Gaitán aos 14 minutos, mas quem acabou por marcar primeiro foi o Sporting aos 21 minutos na sequência de um livre cobrado por Matias Fernandez. Matias cruzou e Postiga beneficiou de uma saída em falso do Roberto e fez o golo inaugural (é incrível como um guarda redes tão alto consegue falhar tanto neste tipo de lances). Mas o golo do Postiga é irregular, pois no momento da marcação do livre ele está em fora de jogo. É certo que é muito pouco, mas está. Como está muito pouco em fora de jogo aceita-se perfeitamente que o lance seja validado, pois em caso de dúvida deve-se beneficiar sempre quem ataca. Aos 33 minutos o Benfica beneficia de um penalti, o árbitro considera que Polga fez grande penalidade sobre Javi Garcia, considera que o espanhol foi agarrado pelo brasileiro. A mim parece-me que o penalti foi muito forçado. Cardozo foi chamado a marcar e como vem sendo hábito falhou, permitindo a defesa do redes do Sporting. Este Paraguaio tem falhado muitos lances deste tipo, algo absolutamente incrível. No minuto seguinte Carlos Martins cobra o canto e Cardozo fulmina o Patrício com um excelente cabeceamento, deixaram-no sozinho e ele não perdoou. O jogo chega ao intervalo empatado e aceita-se perfeitamente o resultado.
Na segunda parte o Benfica entra melhor e logo aos 5 minutos tem uma excelente oportunidade, na sequência de uma grande jogada do Coentrão, Cardozo fica em excelente posição para marcar, mas atira muito por cima. Aos 69 minutos André Santos tem um excelente remate, mas Roberto faz também uma excelente defesa. Aos 82 minutos Cardozo atira à barra, na sequência de mais uma boa jogada de ataque do Benfica. Aos 89 minutos, quando o Benfica fazia um forcing para evitar os penaltis, o Sporting consegue uma grande oportunidade com Matias Fernandez a não conseguir enganar Roberto, fazendo este mais uma grande defesa. E já no segundo minuto de compensação, quando já se pensava nos penaltis o Benfica consegue marcar, a bola é cruzada da esquerda, Cardozo amortece e aparece Javi Garcia e marca o segundo e garante a vitória do Benfica. O Benfica a conseguir vencer mesmo no final do encontro como tinha feito contra o Marítimo. O Benfica tem mostrado que sabe sofrer e que luta sempre até o árbitro apitar pela última vez. O Sporting, mais uma vez, morreu na praia, restando-lhe agora apenas a luta pelo terceiro lugar.
O Benfica com esta vitória faz a 18.ª seguida, o que faz com que continue a sua série 100% vitoriosa no ano de 2011. Destaque ainda para as lesões de Daniel Carriço, ainda na primeira parte e de Aimar, que entrou e passados 10 minutos saiu com problemas musculares. Veremos se eles conseguem recuperar para o fim de semana.
No próximo fim de semana o Benfica desloca-se a Braga e este será um grande teste ao Benfica, para verificar se este continua ou não na hipotética luta pela conquista do título. O Benfica muito provavelmente vai pagar a factura de ter jogado neste jogo com os titulares. Já o Sporting receberá em casa o Beira Mar, que estreia um novo treinador. A vida será muito provavelmente mais complicada para o Benfica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário