segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sporting vence em Leiria

Tal como toda a gente previa o Leiria jogou de forma totalmente diferente contra o Sporting em relação ao jogo anterior com o Porto. Em primeiro lugar entraram novos jogadores (saíram 4 jogadores, três por opção e um por lesão). Em relação às entradas destaca-se os regressos de Silas (que é um senhor na arte de pontapear a bola) e Carlão (que antes do jogo com o Porto vinha de dois jogos seguidos a marcar na liga, ainda entrou contra o Porto quando o resultado já estava feito, e ainda marcou, e voltou a marcar contra o Sporting). Ou seja dois dos melhores jogadores do Leiria não jogaram contra o Porto, vai-se lá saber o porquê. Ou melhor, sabemos mas não interessa dizer outra vez porque já o referi noutra das postagens anteriores... Deve-se referir que desta vez o Leandro Lima foi suplente... Além disso a dinâmica do Leiria foi totalmente diferente, nem pareciam a mesma equipa que na última jornada tinha sido totalmente vulgarizada... 
Mas desta vez o Leiria teve azar pois o Sporting marcou cedo (golo de Valdés aos 14 minutos) e complicou-lhes as coisas, no entanto o Leiria ainda conseguiu o empate ao minuto 22 por intermédio de Carlão. Depois do empate o jogo ficou bastante dividido, com alguns lances perigosos de ambos os lados, no entanto, já perto do intervalo Valdés de novo, agora com um fantástico disparo de fora da área marca o segundo golo. Grande golo deste jogador, que consegue bisar e mostrar pela primeira vez qualidade suficiente para alinhar numa equipa como o Sporting, de referir ainda que ele neste jogo não jogou nas alas, mas sim como segundo avançado nas costas do Postiga, talvez seja esta a sua verdadeira posição ou então pode ter sido esta alteração táctica na estrutura do Sporting que pode ter confundido o treinador e jogadores do Leiria, pois por esta certamente não esperavam. 
Neste jogo o Valdés conseguiu ser o herói. O Postiga também esteve bem, conseguiu fazer por exemplo a assistência para o primeiro golo, mas também conseguiu fazer de defesa central aquando de um cabeceamento do Vuckcevic que parecia destinado a ser golo.
Destaque ainda para Torsiglieri (o central argentino do Sporting) que fez uma exibição razoável, sem comprometer, o que pode ser prometedor quanto ao futuro...
Na segunda parte o Leiria não se deu por vencido, demonstrando vontade de alterar os acontecimentos, tanto por parte dos jogadores como do seu treinador, que a partir do banco foi colocando elementos mais atacantes. Mas de nada valeu pois o Sporting defendeu-se bem e ainda acabou por ter as melhores oportunidades para ampliar a vantagem. O resultado acabou por ficar como tinha terminado a primeira parte e diga-se que foi um resultado justo. O Sporting mereceu vencer e beneficiou da inspiração do Jaime Valdés.
Na próxima quinta feira o Sporting terá mais uma deslocação que se pensa ser tranquila à Bélgica para mais um jogo da Liga Europa, onde poderá mesmo rodar alguns jogadores, pois pelo que se viu quando essa equipa veio a Alvalade ela é demasiado frágil, mas convém o Sporting não facilitar muito para não haver surpresas. Na segunda feira seguinte o Sporting regressa a casa para receber o Guimarães e adivinha-se um jogo bastante interessante, em que o Sporting vai querer ganhar para se aproximar dos da frente, pois na próxima jornada haverá um Porto - Benfica.
Destaque ainda para uma afirmação do presidente do Sporting, o Eduardo Bettencourt, que disse que o Sporting para a próxima época terá um relvado sintético, pois o relvado natural de Alvalade está sempre em más condições, o que prejudica o Sporting, pois os seus jogadores não podem treinar em Alvalade e então não conseguem beneficiar do facto de jogarem em casa. Discordo totalmente da opinião deste senhor. Ponto um se o relvado está sempre em más condições a culpa não é da relva ser natural, mas sim dos tratadores da relva do Sporting, se não vejamos: o Benfica e o Porto são do mesmo país que o Sporting , o Benfica é até mesmo vizinho muito próximo, têm excelentes relvados. Se eles podem ter o Sporting também pode se quiser... pois o clima é o mesmo. A relva precisa de sol para crescer com qualidade, por exemplo em Lisboa há mais sol que no Porto ou seja deveria ser a qualidade da relva em Lisboa e temos o relvado do Porto que é excelente. Na liga inglesa principal não existe um único campo com relva sintética, apesar de o clima na Inglaterra ser muito mais agreste, com muitos mais dias de chuva e tempo encoberto. Ou seja o problema não está nas condições climatéricas, mas sim nos tratadores da relva do Sporting que são de fraca qualidade. Ponto dois, diz o Bettencourt que o Sporting não consegue beneficiar do facto de jogar em casa porque não tem rotinas de treino naquele relvado, ora vejamos o Benfica treina sempre no Seixal, o Porto sempre em Gaia e não é por causa disso que são equipas fortíssimas quando jogam em casa... ou seja esta é mais uma desculpa deste presidente... Os relvados sintéticos estão a tornar-se normais em países do leste da Europa onde as condições atmosféricas são muito agrestes, em que no inverno neva frequentemente, agora em Portugal um dos principais clubes deixar de ter um relvado natural é um completo absurdo. Entendo que o Sporting queira estar na vanguarda, que queira ser pioneiro, mas este tipo de avanço/evolução é perfeitamente dispensável... Espero que os sportinguistas não se deixem iludir na cantiga do seu presidente...

Um comentário:

  1. gostava ja que nao tiras as palas, que pelo menos te informasses antes de comentar. porque o sporting só vai mudar para relva artificial, porque o estadio esta feito de uma maneira que nao permite a relva respirar, e assim a relva acaba por morrer.

    ResponderExcluir