terça-feira, 2 de novembro de 2010

Benfica vence na Liga dos Campeões

O Benfica venceu o Lyon no Estádio da Luz por 4 a 3. Sim, é mesmo verdade, foi este o resultado. O Benfica chegou mesmo a estar a ganhar por 4 bolas a zero, mas depois adormeceu à sombra da bananeira e sofreu 3 golos nos últimos 15 minutos. 
O Benfica iniciou o jogo muito pressionante, criando lances de perigo logo nos primeiros minutos lances de perigo, no entanto também o Lyon jogando em contra-ataque conseguiu em dois lances meter a bola no fundo da baliza de Roberto, no entanto os dois lances foram anulados por fora-de-jogo, tendo sido bem anulados. Aos 20 minutos, na sequência de uma falta cometida sobre Kardec, Carlos Martins enviou a bola para a área e Kardec marcou o primeiro, de cabeça. Este Kardec tem marcado belos golos de cabeça, demonstrando sempre uma muito boa colocação da bola aquando do cabeceamento. O segundo golo do Benfica surgiu na sequência de um canto a favor do... Lyon, o Benfica recuperou a bola e iniciou um rápido contra-ataque, em que a bola chegou aos pés de Carlos Martins e este cruzou para Coentrão e este de primeira marcou um belo golo, aos 32 minutos. Aos 42 minutos, num canto a favor do Benfica, convertido por Carlos Martins, aparece Javi Garcia  na pequena área sem marcação e com o redes do Lyon a dormir faz o 3 a zero de cabeça.O Benfica criou mais um ou outro lance de perigo nesta primeira parte, mas o resultado não se alterou. O Benfica partia para o intervalo com o jogo praticamente ganho, bastava controlar na segunda parte e podia ser que no contra-ataque ainda marcassem mais um ou dois.
Na segunda parte, o jogo baixou de intensidade, pois o resultado agradava e muito ao Benfica e o Lyon não conseguia pegar no jogo, tudo saia bem ao Benfica e mal ao Lyon. Os jogadores do Benfica pareciam estar em todo o lado, as bolas divididas eram sempre ganhas pelos jogadores do Benfica. O Benfica parecia estar com um nível de confiança semelhante ao da época passada e então tudo corria bem. Ao minuto 67, na sequência de mais um canto a favor do Lyon o Benfica faz mais um contra-ataque rapidíssimo e Carlos Martins (quem poderia ser???) isola Fábio Coentrão, que com a saída do redes francês faz um chapéu perfeito, fazendo desta forma o 4 a zero. Parecia cumprir-se o que era previsível acontecer, mas o pior para o Benfica ainda estava para vir. A partir deste momento o Benfica relaxou em demasia, começando o Lyon a ter mais espaços e a criar mais lances de perigo. Ao minuto 75 o francês Gourcouff reduz com um excelente remate à entrada da área em que apareceu totalmente sem marcação, colocou bem a bola e fez um grande golo. Antes deste golo o Jorge Jesus já tinha retirado o Saviola par colocar o Jara e o Kardec para colocar o Weldon e a equipa perdeu nível, pois estes jogadores não pensaram tanto em defender como os que foram substituídos. A meu ver o Jorge Jesus deveria ter colocado um jogador mais defensivo, tipo Airton, para segurar mais o meio campo. O importante era segurar o jogo e não marcar mais, pois 4 a zero já eram muitos. O Jorge Jesus não pensou assim e na terceira substituição retirou o Carlos Martins e colocou o Filipe Meneses em campo, mais uma vez não pensou em segurar o resultado e dar estabilidade à equipa, mas sim fazer troca por troca, mas uma coisa é o Martins que ataca, mas também defende, outra coisa é o Meneses.
A cinco minutos do fim do jogo o Lyon marca o segundo através de um canto que não o deveria ter sido, pois no lance que o precedeu estavam dois jogadores do Lyon em fora-de-jogo, que não foi assinalado e o Maxi cortou o lance para canto. Maxi protestou, juntamente com outros jogadores encarnados, mas de nada valeu. No canto o Lyon reduziu. O erro da equipa de arbitragem não desculpa a apatia encarnada na defesa que foi demasiada. O jogo só termina quando o árbitro entender e não de outra forma...
O Benfica ainda tremeu, mesmo depois de estar a ganhar por 4 a zero. O árbitro deu 4 minutos de desconto e no quinto o Lyon marcou mais um, num falhanço inacreditável do Roberto. Na sequência de um livre a bola foi bombeada para a área e Roberto saiu da baliza de forma desastrada até ao limite da área (há cada maluco!!!), não tocou na bola e foi mais um golo do Lyon, com a bola a dirigir-se calmamente para um baliza deserta. Este lance fez reviver as memórias do Roberto de principio de época e estas não são nada favoráveis para o Roberto nem para os benfiquistas. Quando parecia que este redes tinha entrado nos eixos voltou a cometer um falhanço incrível, que colocou os benfiquistas outra vez a duvidar de tudo...
Depois de estar 4 a zero os benfiquistas pensaram que estavam de volta as grandes noites europeias, mas acabaram com o coração nas mãos. Incrivelmente o Benfica cedeu quando nada o fazia prever perdeu moral e confiança que parecia ter ganho para o jogo de domingo frente ao Porto. Mas o que interessava realmente neste jogo era a vitória e o Benfica acabou por consegui-la e então soma agora agora 6 pontos no grupo, é certo que ainda está em terceiro, pois o Hapoel e o Schalke empataram e os alemães têm 7 pontos, o Lyon tem 9 e o Hapoel 1. Desta forma o Benfica continua a ter tudo para conseguir passar aos oitavos de final. Na próxima jornada da Liga dos Campeões o Benfica defronta o Hapoel em Israel e o Lyon vai à Alemanha... Sendo certo que no outro jogo não podem ganhar os dois. Podem acontecer vários cenários: o Lyon ganha e faz 12 pontos e então se o Benfica ganhar o jogo em Israel tem tudo para depois passar, pois bastava empatar com o Schalke na última jornada; cenário dois empatam o Lyon fica com 10 pontos, o Schalke 8, se o Benfica ganha em Israel fica com 9 e com fortes possibilidades de passar, pois depois basta empatar com os alemães; cenário 3 o Schalke ganha, faz dez pontos e o Lyon 9, se o Benfica ganhar faz também 9 pontos, mas depois, para passar tem de ganhar ao Schalke na última jornada, pois o Lyon deve ganhar em casa frente ao Hapoel. Mas isto são tudo cenários que poderão ocorrer se o Benfica ganhar em Israel, o que não será nada fácil, pois na Liga dos Campeões todos os jogos fora são difíceis. Mas uma coisa é certa se o Benfica ganhar os dois jogos que faltam passa, portanto é "simples" o Benfica tem de ganhar os dois jogos.
Mas agora o Benfica tem de se concentrar na liga portuguesa, pois se perder com o Porto a luta pelo título terminou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário