domingo, 3 de outubro de 2010

Benfica vence Braga

O Benfica venceu esta noite o Braga por uma bola a zero de forma totalmente justa. O Benfica jogou muito melhor que o Braga e foi a única equipa que entrou com vontade e determinação para ganhar o jogo. Um grande golo do Carlos Martins a menos de vinte minutos para o final do jogo foi o que decidiu o jogo. O Benfica dominou o jogo, sendo que o seu domínio foi mais evidente na primeira parte. O Braga limitou-se a defender, a fazer o seu anti-jogo que foi por demais evidente e muito, mas mesmo muito exagerado. O Benfica soube manter-se forte mentalmente contra este anti-jogo e também contra uma arbitragem, que não tendo influência no resultado final foi habilidosa do senhor Duarte Gomes. Marcou várias faltas a favor do Braga que não existiram, algumas delas próximas da área, pois sabe-se que o Braga é muito forte nos lances de bola parada e outras referentes a lances em que o Benfica iniciava contra-ataques perigosos e ele anulava logo a jogada, por supostas faltas que não existiam. Ainda de referir um cartão amarelo ao Javi Garcia, sem motivo para tal, limitando desta forma um jogador importantíssimo no jogo defensivo do Benfica. Acredito que a amostragem deste amarelo não foi por acaso. A favor do Braga também se pode referir alguns lances como, na primeira parte, um corte do Carlos Martins para a linha do fundo e o árbitro marcou pontapé de baliza e um lance em que não existiu falta do Moisés sobre um jogador do Benfica em que o árbitro marcou falta e mostrou ainda cartão amarelo.
Em termos de oportunidades claras o Benfica teve três, a do Carlos Martins, que marcou e as do Saviola e Coentrão que isolados não conseguiram marcar e dariam mais justiça ao resultado. Existiram outros lances em que o redes do Braga fez grandes defesas. Do lado do Braga não existiram oportunidades claras, apenas existiu um remate forte de fora da área do defesa esquerdo do Braga que permitiu ao Roberto fazer uma grande defesa. Esta vitória foi importantíssima para o Benfica, pois dá muita confiança, uma vez que no campeonato vão com três jogos seguidos a vencer sem sofrer golos, o que é muito bom, ainda para mais duas dessas vitórias foram contra supostos candidatos ao título (Sporting e Braga). O Roberto está mais confiante e dá mais segurança a uma defesa que também está mais segura e isso tem-se reflectido nos resultados finais. Os jogadores do Benfica fizeram de uma forma geral uma boa exibição. Por exemplo gostei bastante do Gaitán neste jogo, mas parece que ainda está verde. O Benfica a partir de meados de Janeiro pode ter ai um belo jogador. Kardec fez um jogo razoável, ele tinha um jogo difícil, mas poderia ter feito mais e não conseguiu esquecer o Cardozo desta época e muito menos o Cardozo das últimas épocas.
De referir ainda que o Domingos se queixou que o Benfica fez anti-jogo a partir do momento em que se adiantou no marcador. É verdade, o Domingos tem razão. Mas deve lembrar-se do que mandou fazer os seus jogadores até ao golo do Benfica, pois o Filipe sempre que repunha a bola em jogo demorava uma eternidade, o árbitro nada ligava, quando eram lançamentos de linha lateral era a mesma coisa. Quando o Vandinho saiu ele cumprimentou cinco ou seis jogadores do Braga e ainda o árbitro antes de sair e saiu a passo, com o árbitro a observar tranquilamente. Depois o anti-jogo correu mal e então o treinador do Braga vem queixar-se. É triste como as pessoas conseguem ser tão falsas. Ainda outro aspecto engraçado. Quando jogou com o Porto, o Braga não fez anti-jogo, jogou de igual para igual, pois já sabia o que tinha de acontecer naquele jogo. Neste jogo mudou a táctica e jogou defensivamente. Haverá alguma explicação lógica para este facto ou temos mesmo de ficar com dúvidas? Parece demasiado evidente.
Mas o Benfica não deve embandeirar em arco estas três vitórias seguidas na liga sem sofrer golos, pois os factores externos têm estado a prestar apenas os serviços mínimos depois do escândalo em Guimarães, mas provavelmente vão voltar em breve, se calhar até mesmo amanhã em força, se for preciso, pois eles sabem que nove pontos podem não chegar... O árbitro do jogo será o Carlos Xistra, o mesmo que na época passada no jogo Nacional-Porto aos vinte minutos já tinha expulsado um jogador do Nacional sem motivo aparente e ainda marcou uma penalidade sem qualquer motivo, de forma a permitir que essa viagem do Porto à Madeira fosse um passeio. O árbitro devia lembrar-se como o Porto tinha sido vulgarizado quando defrontou na Madeira o Marítimo nessa época e então não quis correr riscos. Veremos mas as minhas dúvidas mantêm-se...
O Sporting joga amanhã com o Beira-Mar e a euforia europeia vai descer à terra, mas acredito que vão vencer, mas não será fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário